• Taize Odelli

5 Dicas Para Não Se Distrair Durante a Leitura

Quem tenta se concentrar na leitura tem uma dificuldade frequente por um motivo muito simples: como priorizar o que ler com tanta informação por aí?



Existem livros demais, e além disso, meios de difundir a informação demais. Não são só os livros que disputam nossa atenção e tempo. Tem os filmes, as séries, os jornais, as newsletters, os textões na internet... E eu sei bem como é difícil priorizar o que ler, porque eu também sofro com isso.


A informação está na base do que faz o ser humano um... humano. Nossa capacidade de repassar e armazenar informações foi o que nos levou tão longe na evolução da espécie – aliás, recomendo aqui a leitura de Origens, de David Christian, que, entre tantas coisas, fala sobre isso.

Somos sedentos por informação, buscamos conhecimento, entretenimento, somos curiosos e as narrativas fazem parte do nosso cotidiano – tudo é narrativa. Mas como priorizar o que ler, quando ler e o quanto ler em meio a tanta informação? Aqui vão as minhas dicas.


1. Escolha um momento para se dedicar ao livro

Sabe aquela hora antes de dormir, ou aquele tempo livre na hora do almoço, ou até o café da manhã? Essa é uma boa hora para você abrir um livro. Se você escolher um momento do dia específico para se dedicar à leitura, isso acaba virando um hábito. Chega aquela hora e você sabe que sua atenção será para o livro. O mesmo vale para todas as outras mídias: a hora para ver séries, a hora de ir ao cinema, a hora de ficar na internet.


2. Deixe o celular – e o controle remoto – longe de você

Enquanto estiver lendo, é difícil resistir à vontade de checar as notificações no celular. Você escuta o barulhinho da notificação, ou dá aquela olhada de lado no celular, e logo deixa a leitura para trás para checar o que está acontecendo. Então a melhor forma de evitar isso é ficar longe do celular na hora da leitura. Se possível, fiquem em cômodos diferentes! Desligar o aparelho ou colocá-lo em modo avião também ajuda.


3. Estabeleça metas

Essa é uma dica que me deram para trabalhar bem em casa, mas serve para a leitura. Leia durante 20 minutos e pare 5 minutos para descansar. Ou leia 30 páginas e se recompense com algum mimo. Se estamos afoitos para fugir da leitura, isso pode ajudar a se concentrar mais nela. Mas lembremos: não trate a leitura como uma obrigação, pois ser obrigado a fazer qualquer coisa é desanimador.


4. Evite se perder no limbo da internet

Sabe aquelas vezes que você fica rolando o feed do Instagram, Facebook ou Twitter e, quando vê, já se passaram 2 horas e você não fez nada? Pois esse é um tempo que você poderia ter usado para uma leitura mais longa. E quando você percebe isso, acaba se sentindo mal por ter gastado tanto tempo – eu sou a rainha em fazer isso. Pois quando você notar que está há tempo demais com o celular na mão, largue na hora e vá fazer outra coisa. Acredite: isso vai fazer bem para sua saúde mental.


5. Priorize suas leituras e comece pelo mais importante para você

O que você quer fazer primeiro, zerar sua caixa de entrada cheia de newsletters, ler um livro, checar o Twitter? Pois faça uma lista com o que você mais precisa/quer ler no momento e comece por isso. Conforme for terminando uma leitura, pule para a outra. É um jeito de se organizar no meio de tanta informação.

Eu bem sei que às vezes nossa cabeça não está para a leitura. Estamos cansadas, preocupadas, ansiosas, enfim, sem ânimo para a leitura. E tudo bem, isso é normal. Precisamos descansar também. Mas se não são os problemas da vida que te afastam dos livros, e sim alguns dos motivos que citei, espero que essas dicas ajudem!


*

Taize Odelli é autora do blog r.izze.nhas e da newsletter sou meio vagabunda, mas sou boa pessoa. É formada em jornalismo e trabalha com redes sociais.