• Stephany Melo

Uma dose de empatia, por favor


via @Pinterest


Li há uns dias que, durante a quarentena da peste bubônica, Isaac Newton criou a Teoria da Gravidade. E parabéns, Seu Newton! Mas admito, em tempos de quarentena por aqui, estou longe disso. Por outro lado, tive minhas conquistas: descansei, coloquei as leituras em dia, tirei do papel pela primeira vez algumas receitas de família e voltei a escrever por mim (oi, Chicas!). Então as grandes descobertas globais que me perdoem, mas um respiro assim também é importante.


E foi entre assar um brownie de chocolate para animar a tarde e servir que me vi pegando uma louça diferente no armário, daquelas que só se usa em ocasiões especiais. Triste, eu sei. Todos os dias podem ser especiais, mas foi preciso uma pandemia para que eu percebesse que a pobre da louça não tem nada a ver com isso. Aliás, foi por causa disso também que percebi que meu vizinho toca e dá aulas de violão, piano e guitarra; e só assim finalmente fiz a famosa receita de macarronada de forno da minha avó, visitei o mercadinho do bairro e passei mais tempo com a família. Vivemos dias estranhos.


Toda essa situação me fez lembrar o filme “O livro de Henry”, que conta a história de duas crianças e sua mãe. Em uma cena em especial, os três presenciam uma agressão à mulher no mercado. Henry, de 11 anos, questiona o motivo da mãe não ter ajudado a outra mulher, e ela responde com um “eu não queria alimentar a violência”. Por sua vez, Henry diz que apatia sim é a pior coisa do mundo. A grande questão é que: chegou a hora de pensar mais no todo em que vivemos, e não só em quem amamos, mas também nas pessoas que não conhecemos e no meio ambiente (que dá sinais de que vive melhor sem nossa intromissão).


Em meio a todo esse #FicaemCasa, a boa notícia é que a pausa forçada tem sido de grandes reflexões, mas espero que traga mudanças em nossos hábitos assim como li em artigos por aí – e por favor, que elas sejam mais que lives infinitas no Instagram e um passo a passo para aumentar a produtividade.